Marque uma consulta (53) 3251-4111 | (53) 3228-6934

O que é, suas classificações, sintomas e tratamento.

  torcicolo

O Torcicolo é um distúrbio caracterizado pelo bloqueio de movimentos do pescoço para um lado (para a direita ou para a esquerda) e para trás.

Na noite antes de dormir geralmente as pessoas não sentem sintomas, acordam pela manhã com o pescoço rígido ou bloqueado.

A rigidez do pescoço pode ser acompanhada de dor de cabeça, dor cervical e aos ombros. A pessoa deve girar todo o corpo para olhar para o lado afetado. Os sintomas duram alguns dias a uma semana e podem causar dor no pescoço que varia desde ligeiramente irritante para extremamente dolorosa e limitante. Enquanto alguns casos de extrema rigidez do pescoço são o sinal de uma doença grave, a maioria dos episódios agudos de dor ou rigidez do pescoço curam rapidamente pela capacidade de recuperação da coluna cervical.

Muitas doenças da cervical podem causar torcicolo. A rigidez pode ser uma reação a um problema subjacente da coluna vertebral. Por exemplo, um disco herniado ou a artrose cervical pode causar a rigidez.
Uma vez que as estruturas nervosas da coluna cervical são todas interligadas, um problema em qualquer área pode causar espasmos ou rigidez muscular.

Classificação

Congênito, é causado pelo encurtamento do músculo esternocleidomastóideo que provoca a inclinação lateral para um lado e a rotação no sentido oposto. O tratamento é cirúrgico. 

Congênito ósseo, é visto entre os recém-nascidos e é causado pela fusão entre Atlas e Occipício, síndrome de Klippel-Feil ou outras anormalidades ósseas. O tratamento envolve o uso de um colar ortopédico;
Adquirido, pode ser causada por uma inflamação (reumatismo, tuberculose, abscesso), uma lesão ou um câncer. O torcicolo ocular faz parte deste tipo, nesse caso a postura do pescoço muda quando cobrimos um olho.

Além destes tipos de torcicolo grave, os adultos e especialmente as crianças muitas vezes sofrem desta desordem devido a contraturas musculares.

As causas mais comuns de um torcicolo de tipo muscular são:
* A fadiga muscular é a causa mais comum de torcicolo, na prática, é uma entorse ou uma contratura muscular, principalmente do músculo elevador da escápula.
* Localizado na parte de trás do pescoço, o elevador da escápula liga a coluna cervical para o ombro.
* O músculo levantador da escápula pode ser esticado ou puxado quando você realiza muitas atividades da vida diária
* Dormir em uma posição que alonga os músculos do pescoço.
* As lesões esportivas que causam um alongamento no pescoço.
* Má postura, enquanto observa o monitor do computador.
* O stress excessivo pode levar a tensão muscular no pescoço.
* Manter o pescoço em uma posição anormal por um longo período, tal como apoiar o celular entre o pescoço e ombro.
* O frio ou uma exposição ao ar frio
* Um travesseiro muito alto
* Dormir com o ar condicionado e o ventilador


Sintomas do torcicolo
Geralmente não há motivos para se preocupar com o torcicolo, a menos que ele venha acompanhado de febre.
Existem muitas maneiras para tratar o torcicolo. A quiropraxia auxilia na correção das subluxações (que geram compressão dos nervos cervicais e plexo braquial) devolvendo a amplitude do movimento e melhorando a dor e a rigidez do pescoço.
A rigidez é muitas vezes causada pelo stress ou por contraturas da musculatura na zona, o tratamento com a quiropraxia ajuda a relaxar os músculos e restaurar a flexibilidade da coluna cervical.
Geralmente, a dor é fortíssima e imediata mas não se sente quando você fica parado em uma posição que não alonga os músculos.

Repouso e apoio do pescoço
Para uma melhor postura na cama, é melhor dormir do seu lado com um travesseiro na cabeça e um pequeno entre os joelhos para apoiar a coluna vertebral.
Evitar dormir sem travesseiro ou com dois travesseiros.
É necessário descansar o pescoço até que a dor passe. Isso significa que temos de evitar qualquer atividade que possa endurecer os músculos ainda mais. Evite correr, nadar e outros esportes que causam cargas pesadas no pescoço.
Tente não levantar objetos pesados até mesmo as coisas que estão no chão, pois pode causar a contração muscular e assim agrava a lesão que já está presente.

Deseja saber mais sobre os tratamentos, Especialidades, e outras informações? Entre em contato conosco:

 
PELOTAS - Rua Santos Dumont, 360 / (53) 3228.6934

SÃO LÇO. DO SUL- Rua Almirante Abreu, 438,  (53) 3251.4111

RIO GRANDE -Rua Moron, 367 / ( (53)99903.2505

WhatsApp: (53) 9.9903.0766


Achou interessante? Compartilhe com alguém que possui esta patologia.

Ajude mais pessoas que sofrem com a dor, a encontrar possíveis soluções para os seus problemas.